sexta-feira, 22 de abril de 2011

O ser humano

"Mas a imperfeição humana não é uma doença. Doença são os que acreditam no contrário." Esta frase de João Pereira Coutinho, psicanalista e articulista da Folha de São Paulo, faz-me refletir determinadas atitudes do ser humano, como por exemplo o que está acontecendo nos Estados Unidos e o que aconteceu em Campina Grande- a homofobia. Tantos crimes acontecendo por falta de tolerância. As pessoas tendem a se juntar a grupos para fazerem mal a outros. Que ideais são esses? Subjulgar, maltratar, matar. Até na terra que se diz da liberdade, da democracia, há uma volta a intolerância e a falta de respeito para com o outro.
Nós, somos imperfeitos, crescemos com nossos erros e acertos. Errar é humanamente aceitável, mas precisamos de pessoas queridas que nos abram nossos olhos, que vejam o que não vemos, para continuar a caminhar. Não precisamos de pessoas autoritárias, que julgam de cima de um pedestal, que são hipócritas e que por trás aprontam coisas piores. Sabemos , também, que dentro de cada grupo social existe o que Foucault chama de micropoderes. Os negros se discrimanam; os homossexuais se discriminam; os nordestinos, também, entre outros. Como mudar então, se dentro dos seus, cada grupo se esfacela, não se une, não se toleram?
Mas voltando a imperfeição, precisamos carregar esse fardo para que um dia possamos dizer a todos que tentamos. Tentamos ser melhor. Um bom pai, uma boa mãe, um bom filho, um bom profissional, um bom amigo, um bom tudo. Se erramos, foi para aprender a ser e isso faz parte do devir. Só nos resta a cada tentativa, pedir desculpas a nós mesmos e aos outros, limpar a poeira e seguir em frente.

Um comentário:

  1. Seguir em frente é uma das característica dos homens que não se deixam abater.A capacidade de se assombrar com o mal, a impunidade,a violência, e tantas outras coisas que o indíviduo pode afligir o outro é uma faceta daqueles que acreditam que há esperança, mesmo quando a cinzenta poeira não permite ver a tenra luz que existe no Fim das coisas.Eu acredito que a sombra e a escuridão vão dar lugar ao resplandecente brilho do amor fratenal um dia.Eu creio.

    ResponderExcluir