quinta-feira, 28 de abril de 2011

Os sentidos de plebeu

Nunca estive errado quanto ao sentido de plebeu. Segundo o Aurélio, "pai dos burros'", plebe significa, "o conjunto de pessoas pertencentes à classes menos favorecidas; povo; patuleia; zé-povinho". Volto a este assunto dos sentidos das palavras para tratá-lo linguisticamente, só que, dentro da análise do discurso.

Não se fala em outro assunto que não seja o casamento do príncipe Willian com Kate Middleton. A imprensa diz, com a "pebleia Kate Middleton". Quando Diana se casou com Charles foi tratada da mesma forma, com o mesmo termo. Eu pensava que Lady Di viesse de uma classe popular, exatamente como o termo sugere, mas  era de uma família abastada. Ela pertencia a aristocrata família Spencer, descendente da Casa dos Stuart. Tinha com ascentrais Roberto I da Escócia, Maria I da Escócia, Carlos II da Inglaterra e Jaime II da Inglaterra. Como se vê, não era da plebe rude.

Amanhã o filho da princesa de gales se casará com uma moça de família rica, o pai é empresário e a famíla cuida da empresa  "Party Pieces, uma companhia que vende material para festas infantis via vendas por catálogo. A empresa tornou-os milionário". Portanto, nada tem de plebeia.

Vemos, pois, que a forma como a imprensa tratou e trata as noivas da famíília real como plebeias, é uma maneira de aproximar o povo da casa Real. É um modo de mostrar que a realeza se preocupa com o povo, não está tão distante daqueles que são normais e são maioria. É como se estivessem dizendo: - Olhem, estamos aqui. Fazemos parte do cotidiano de vocês. A monarquia continua viva.

Pelo visto, pelo sensacionalismo da mídia, não vai morrer tão cedo. Enquanto isso, aguardam-se escândalos, que é disso que o povão gosta ,como também a elite. No futuro veremos, se o irmão de William escolherá ou não, uma moça da classe média ou abaixo. Isso se o pai e avó deixarem. Tudo pode acontecer. Quem for vivo, verá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário