sexta-feira, 15 de abril de 2011

O feio que é belo

Sempre vamos ao salão de beleza para ficarmos mais bonitos. Vamos à uma clínica de estética para melhorar nossa pele. Artisticamente a estética trata do belo, assim como as clínicas, mas sempre foi difícil definir o que é o belo.  Para Sócrates,” Todo beleza é difícil”. Ela, realmente é subjetiva. A Monalisa, de Da Vinci, por exemplo, é tida como belo, mas a mulher retratada para muitos, não é bela. Em que consiste sua beleza então? Primeiramente por ser uma obra de arte. Segundo pelos detalhes, entre as qualidades artísticas desse retrato estão: “O véu transparente sobre o cabelo da modelo; o vestido escuro está coberto com um bordado muito elaborado; o tecido das mangas apresenta um brilho quase natural. O sombreado, especialmente nas mãos e  no rosto, cria uma sensação dimensional bastante convincente.” Realidade mistura-se com aprimoramento estético, daí reside sua beleza e perfeição.
Foi dito acima que a beleza é subjetiva, pois se assim não fosse, para muitos Gisele Bundchen é linda, para outros não, porque não gostam de seu nariz ou de suas pernas muito abertas. Entretanto é a musa dos estilistas, o ideal de perfeição para brilhar nas passarelas. Lendo uma revista semanal, vejo uma descrição de Cleópatra: “ Tinha um nariz adunco, lábios carnudos, queixo proeminente, testa alta, olhos grandes e fundos. Mesmo assim, era puro prazer ouvir sua voz e o contato de sua presença era irresistível, disse o filosófo greco-romano Plutarco”. Podemos depreender disso que a beleza vai além dos atributos físicos, vem da alma ou da sedução, no caso de Cleópatra, como seu próprio nome diz, “ a glória dos céus”.
Existem artistas que não são lindas, são bonitas, tem estatura mediana, mas que , no palco se transformam e se tornam, não só lindas, como também belas, são: Daniela Mercury, Madonna, Nora Jones, dentre outras. Elas se transformam, embora só tenha visto a Daniela em cima de um palco.
Portanto, belos somos todos nós, depende de como queremos que os outros nos vejam.

2 comentários:

  1. ''beleza vai além dos atributos físicos, vem da alma ou da sedução'' Concordo plenamente.
    ''belos somos todos nós, depende de como queremos que os outros nos vejam.'' E antes dos outros, temos que nos achar belos primeiramente, ninguém acha belo aquele que se acha feio.

    Mayara Raíssa Lima Barroso 2 ano ''E''

    ResponderExcluir
  2. na vida vemos o tudo mais nao vemos o amor daquelas pessoas que nos ama.esquecemos de como é belo o AMOR.♥

    ResponderExcluir