terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

A existência


                                            Existirmos a que será que se destina...
                                                   ( Caetano Veloso)

Sempre que era feita a pergunta ao filósofo Edmundo Husserl " E o Sr. como vai? Ele respondia: " Bem! Sinto apenas uma dificuldade em ser." Isso pode até ser lenda, mas sua resposta é a de muitas pessoas. Como é difícil ser. Como é difícil existir. Certa vez eu disse a minha terapeuta que estava me sentindo tão bem que faltava só um fiozinho para deixar a análise. Ela disse: " Existem fios finos tão difíceis de cortar Sr. Edson. O pior que ela tem razão. Cada dia de nossa vida é uma aprendizagem. Vamos nos enchendo de fatos bons e ruins Ás vezes sentimos o cheiro bom da vida, outras, achamos que não vale a pena viver.

Algumas pessoas que estão perto de se aposentar, de repente descobrem que estão com câncer e morrem. Conheci pesssoas assim. Não gozaram depois de tantos anos de trabalho e sofrimento. Porque trabalhar para a maioria dos brasileiros é mais sofrimento. Exceto para deputados e senadores, claro.

Aprender a  existir é um moto contínuo. Estamos sempre nos reinventando. Como mutantes, sendo. E sendo aprendendo na dor.Retirando a pele do homem velho para continuar de novo a existir. Então o que nos resta é sermos alegres apesar de tudo para só assim vivermoss o bastante. Como disse Gumarães Rosa, " O  correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem"

Um comentário: