segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Liberdade

                                           Liberdade, liberdade, abre as asas sobre nós e que a voz
                                   da igualdade seja sempre a nossa voz.( Niltinho teixeira, Preto Jóia,
                                   Pretinho e Jurandir)

"É uma alegria estar livre de novo."  Essa foi a frase que o americano Cornelius Dupree Jr., de 51 anos falou ao sair da prisão, onde ficou preso por trinta, depois que um exame de DNA provou que ele era inocente. Se isso aconte nos Estados Unidos, imagine no Brasil. Ainda bem que não temos pena de morte. Muitos inocentes já teriam morrido em vão. Entretanto o que gostaria de comentar é o que este Senhor sentiu ao ficar livre. Nada compra a liberdade. Liberdade de ir e vir, liberdade sexual, liberdade de expressão. É exatamente a liberdade que traz todo o resto: a igualdade e a fraternidade. Se você é livre, será capaz de compreeder o outro, compreender seus direitos, saberá viver com tolerância. Ser livre é aceitar o outro e a lutar por seus direitos. Mas será mesmo que somos livres? George Orwell, que escreveu 1984 acha que não. Seus personagens vivem senndo vigiados por tudo que é câmera. O termo Big brother nasceu daí. Mas isso é conversa para uma outra hora.

Quanto tempo temos que esperar para as leis sejam cumpridas com justiça. Quanto tempo vamos esperar para que os homossexuais, as prostitutas, as mulheres, os negros , os portadores de deficiência, os idosos , os pobres, tenham sua liberdade e seus direitos garantidos? 

Fico contente por Dupree, mesmo tendo entrado na prisão com apenas 21 anos, ainda bem que o erro foi reparado. Espero que seu psicólogico esteja bem. Vida longa a ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário