quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Suicídio

                                                  ( Tela de Edouard Manet)
Estranheza e surpresa. Fico assim quando sei que alguém cometeu suicídio. Tenho exemplos de familiares de amigos e desconhecidos. Recentemente um apresentador do CanalE! Brasil Bites se suicidou. Gilberto Scarpa, 27 anos, namorava uma modelo. Os dois bonitos. o que o levou ao suicídio ninguém vai saber. É sempre assim. Alguns deixam uma  carta, mas será que o verdadeiro motivo está ali? Esse tipo de morte vira mistério. As pessoas próximas deduzem o motivo, porém nunca vão ter a certeza.

Temos exemplos de famosos: Van Gogh, Francisca Júlia, poetisa do parnasianismo, Mário de Sá Carneiro, Kurt Cobain, lindíssimo e o suicídio do persongem Werther, isso na literatura.

Posso dizer que, jamais me mataria por alguém. Ninguém merece isso. A vida continua para quem fica e eu sem lá onde vou parar.

Um comentário:

  1. O suicídio é um tema que Durkheim utilizou para mostrar que a sociologia tem um objeto de pesquisa. Para ele, o suicídio poderia ser altruista, anômico...ou seja, haveria questões sociais que coagem o individuo a tirar sua própria, ou seja, somos levados ao suicidio pelo várias questões externas, os fatores subjetivos são reflexos delas. Há uma regularidade que pode ser observada nos suicidas ( classe social, religião, moral...)
    Uma lastima o tema do Suicidio ser pouco trabalhado pelos sociólogos atuais.

    ResponderExcluir