quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Morte


                 Jovem é espancado e morto, após ser expulso de entrar em festa.
                        (Folha de S. Paulo,03/01/11)

Jonas morava na cidade de São Paulo. Mesmo morando em cidade grande nunca tinha ido a uma boate. foi quando dois amigos o chamaram para ir a um a festa no fim de semana. Jonas todo animado, passara dois dias sem dormir, enfim, com 16 anos iria conhecer alguma gatinha e beijar na boca pela primeira vez. Mas havia um problema, não tinha dinheiro. Os amigos falaram que isso não era problema, dariam um jeito de entrar.

Chegado o  dia, Jonas colocou sua melhor roupa, pegaram o metrô e foram a boate tão badalada. Uma fila enorme dobrava a esquina. Um dos amigos conseguira o dinheiro para ele. Nunca se sentira tão feliz. Após esperarem na longa fila, serem revistados foram barrados pelos seguranças. "Vocês não podem entrar são menores". "Mas nós não vamos beber", dissera Jonas. Os seguranças o empurram, os amigos que estavam logo atrás não gostaram, batem boca com os seguranças, começa o empurara empurra e eles são levados para o meio da rua. Um dos amigos de Jonas começa a arranhar um carro. Os seguranças quando veem correm atrás dos meninos, Jonas cai e é espancado por um dos seguranças. Os amigos voltam para ajudar, mas os outros seguranças não deixam. Polícia é chamada e Jonas vai para hospital com traumatismo craniano e seua amigos machucados.

O sonho do menino de se divertir por um dia é cortado, pois ele não resiste aos ferimentos e morre poucas horas depois. Mata-se por banalidades.

                                                                      Edson Pereira

2 comentários:

  1. Na boate noturna explode a violência...
    Ela é uma construção cultural e histórica. No início, o Brasil foi o resultado disso: precisou matar muito indios com as entradas e bandeiras e chicotear até sair sangue as costas dos negros africanos que aqui vieram para ter o grau de civilização.
    Somando isso a imagem de que os pobres são e devem ser tratados com violência. Ja viu como os segmentos superiores do Brasil veem os menos favorecidos ? Algo inconsciente de medo e ameaça a eles. Porque sabemos que a riqueza foi feita com exploração violenta.
    Esse pequeno caso só vai se somar aos milhares que aparecem aqui e ali no Brasil.
    Precisamos desarmar a sociedade das violências que carregamos. A educação é a um instrumento capaz de desarticular tal rede pulverizada da geração de homens civilizados com sangue nas mãos. Nada piegas as ideias. Apenas os resultados são a longo prazo. Seria tolo e óbvio demais somente colocar policiais nas ruas. Vigiar e Punir...
    Mas, isso depende da consciência de todos na sociedade. Veja o caso da India: país pobres com indices baixíssimos de violencia. COmo explicar isso ? Violência não tem relação nenhuma com pobreza.

    ResponderExcluir