segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Homem não chora

Muitas vezes são as próprias mulheres mães e não os pais que dizem a seus filhos "homem que é homem não chora". Daí surge o machismo, a força aparente que muitos homens pensam ter em  não demonstrarem seus sentimentos. Tudo isso com medo de serem mal interpretados. As mães precisam educar seus filhos sem essa história de que cor azul é pra homem; rosa, para meninas, entre outros preconceitos. 

Por que essa minha conversa toda? Essa semana, Mário Sepúlveda, 40 anos, um dos 33 homens que ficaram 69 dias no fundo de uma mina deu uma entrevista a Revista Veja. Ele fala que quando dá vontade, chora. Fora criado para não chorar,como toda educação machista. Foi preciso passar por uma experiência como aquela para perceber que somos todos seres humanos, independente de gênero. Tenho quarenta anos como ele e preciso aprender a chorar. Passei por uma situação crítica, aliás, por várias desde janeiro e não consigo chorar. Um dia aprenderei. Mário tem muito a ensinar.

P.S. Não chorei, mas fui capaz de visitar um amigo que perdeu o pai. Já é um grande passo para amolecer meu coração.

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Carta a Uedson

Você é quase meu xará. Você tem meu nome no seu. Eu te conheço a pouco tempo, mas te admiro muito. Pelo seu jeito caseiro, sabes receber tão bem as pessoas. Casou cedo, contrariando a maioria daqueles que só querem ficar. Cada um faz suas escolhas. Você tem algum apelido? Nunca te perguntei. Eu tenho e não gostava, mas agora adoro. Já assino até minhas cartas como Etinho. Para os amigos mais íntimos, claro.

Como ia dizendo, admiro você, também, pelo seu jeito empreededor. Voe mais alto ainda, você merece. Faça da liberdade mesmo casado, condição primeira para ser feliz. Pule da rocha sem olhar para baixo, sem medo de ser feliz na profissão e no amor. Você já faz isso, não tome o que eu disse como conselho. Não gosto de dar consehos. Fique em paz e até mais.
                                                                                        
                                                                            Etinho

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Confabulando III


1. Muito boa a iniciativa dos professores de uma cidade do interior paulista de baterem à porta dos alunos para verem as condições em que vivem esses estudantes. Será que eles trabalham só um expediente?
2.Estudantes e movimentos sociais invadem MT. ( Folha de S. Paulo, 03/02/2011). Acredito nas mudanças de baixo para cima, mas as ideologias estão mortas e o povo brasileiro mais ainda.
3. Não é só no Brasil que se mata por banalidades. Na Letônia um homem é morto por fazer barulho ao comer pipoca em sessão de cinema. Deve ser um povo mais sisudo do que os ingleses. Viva o povo brasileiro, pelo menos ainda rimos mesmo enfrentando dificuldades, principalmente o nordestino.
4. Não sei o que pensam Fiuk e os integrantes do grupo Restart. Tão novos, não vireram quase nada, não sabem nada da vida e já lançam suas biografias. Fiuk já vendeu 10.000,00 exemplares dos 30.000,00 lançados.
5. Leiam a série Aplauso com muitas biografias, principalmente de atores. Já li a de Joanna Fonn, espetacular a vida dessa mulher e a de Aracy Balabanian. Falta ler  de Fernanda  Montenegro.
6. Por que eles envelheceram?
Marlon Brando
Richard Gere
Brigite Bardot
Elizabeth Taylor
Sofhia Lorem
Tonia Carrero
7. Por que se foram cedo?
Janis Joplin
Elis Regina
Cássia Eller
Heather Ledger
Leila Diniz
Nara Leão

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Olhares

Às seis horas, na ida para o trabalho, Porfírio para numa pequena padaria para tomar um café. Assim que desce da moto, nota o olhar de uma mulher que sentava com um homem. Porfírio aproxima-se do balcão, espera ser atendido. Olha de soslaio e percebe que a mulher ainda o olha. Faz o pedido, olha apra os dois, dessa vez de frente. Quem o encara agora é o homem de cabelos e bigode meio grisalhos, mas não parece tão velho. Acho que trabalha com tinta. Observa pela sua calça manchada.

Os dois saem. Entra uma Senhora idosa. Senta-se à mesa de Porfírio por uns instantes. Depois vai sentar-se à mesa dos dois que se foram. Ela também o olha.

Estranho dia. Mas Porfírio ficou contente em ter mudado a rotina daquelas pessoas nesse dia. Mesmo assim, talvez, ele tivesse preferido a piscadela de qualquer garoto do Trianon.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

A viúva




Passaram a chuva cantando Vanessa da Mata. Chuva e música, casamento de viúva. Os animais da floresta animados para a festa. O Sapo com seu violão. O Leão com com seu alto-falante anunciou e convocou a todos que não estavam presentes naquele momento para a cerimônia que estava por vir. Toda a floresta escutou.

- Por que eu não fui convidada, pois se até a coruja foi? - Perguntou a Hiena inconformada.

Na noite do casamento, a viúva vestida lindamente toda de branco chegou antes do noivo. Todos apreensivos e com pena da noiva que chorava copiosamente. De repente um clarão e o som estridente da Sra. Coruja.

-Venham todos para a beira do rio. - Anunciou a mensageira.

Ao chegarem lá, encontraram o noivo morto com um sorriso áspero, os olhos estranhos e as mãos a pedir compaixão. Cada animal solta um grunhido específico de suas raças.

A noiva ao vê-lo, sai em disparada. Só se via o branco de seu vestido na escuridão da noite uivante.

vídeo

Vida


Vida, minha vida
Olha o que é que eu fiz
Deixei a fatia
Mais doce da vida
Na mesa dos homens
De vida vazia
Mas, vida, ali
Quem sabe, eu fui feliz
Vida, minha vida
Olha o que é que eu fiz
Verti minha vida
Nos cantos, na pia
Na casa dos homens
De vida vadia
Mas, vida, ali
Quem sabe, eu fui feliz
Luz, quero luz,
Sei que além das cortinas
São palcos azuis
E infinitas cortinas
Com palcos atrás
Arranca, vida
Estufa, veia
E pulsa, pulsa, pulsa,
Pulsa, pulsa mais
Mais, quero mais
Nem que todos os barcos
Recolham ao cais
Que os faróis da costeira
Me lancem sinais
Arranca, vida
Estufa, vela
Me leva, leva longe
Longe, leva mais
Vida, minha vida
Olha o que é que eu fiz
Toquei na ferida
Nos nervos, nos fios
Nos olhos dos homens
De olhos sombrios
Mas, vida, ali
Eu sei que fui feliz

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Amor e Sexo

 O programa Amor e sexo apresentado por Fernanda Lima tem como objetivo entreter. Sempre há um convidado que faz parte de programas humorísticos da tv Globo. Este ano já vieram Heloísa Perrissé, Ingrid Guimarães e Leandro Hassum e outros que não não têm uma veia tão cômica.

Se essa é a finalidade eles estão indo bem. É muito bem apresentado, Léo Jaime interage com a apresentadora e criaram um quadro Gayme, direcionado por Maurício Branco, mas poderia ser menos escrachado, pois nem todo Gay é tão fresco.

Também é perguntado ao povo nas ruas o significado de algumas palavras estranhas envolvendo sexo como cunnilingus e pomporismo. É, o programa também envolve a sociolínguístíca. Os atores da casa e o povo se deliciam.  Portanto, quem quiser ir pra cama com Fernanda Lima, dê uma passada no programa.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Entre pedras e sedas

                                                  ( Coco Chanel e Audrey Tautou)

Acredito no talento nato. Entre pedras e sedas Coco se descobriu. Sempre forte, elegente criativa e determinada com tudo e com os homens. A quem ela amava, morreu cedo. O amor foi rápido e intenso. Fez do trabalho seu esposo e devoção. Só assim sei que é possível desposar a si mesmo, mas em ficar, não há nenhum mal. A Paris das pedras, de tua orfandade, se transforma em seda, em sucesso.

Podias ter sido cantora, a arte te acompanhou por um bom tempo. A moda também é arte. Ela nasceu de tua criatividade, intrepidez. Surgia das cinzas do cigarro, de teus pensamentos, de teus chapéus, do preto e branco da Paris do início do século. Sempre a frente do seu tempo. Vejo A cidade Luz  brilhar, assim como Gabriele( Coco). Coco antes de Chanel, sempre Chanel.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Bocas


Quem tem boca vai à Roma. Minha boca é um cadeado. Minha boca é um túmulo. Bocas carmim, roxas, boquinhas e bocaaão, como dizia o personagem de Jô Soares."Porque a boca fala o que está cheio o coração"( Mateus,12,34). Bocas maldosas, ferinas, levianas. Doces, amargas e com mau hálito. 'O boca do inferno". A boca da noite. A boca da garrafa. Bocas, bocas e mais bocas.

A boca do gato de Alice. A boca mais famosa, a de Gal Costa. A de Angelina Jolie, não acho. É artificial. A palavra boca já comporta o que chamamos de boca. Deve ser por causa da vogal O. Fale boca e demore no O. Não é bom? Boca suja. Boca maldita. Boca carnuda. A boca que machuca.
Já notaram a boca do Armando Babaioff? É uma boca grande, onde termina, ainda temos umas linhas, extensão de sua boca. Quando seu personagem, Thales, olha para Julinho( André Artechi), sua boca fala, é o maior TI TI TI. Seu personagem é sutil e romântico. BOCÃO. Vejam a foto acima.

 A minha boca, lógico, vermelha, carmim, da cor do campari. Meu sorriso sem fim. Bocão." Uma boca assim ... só de supor o beijo, já vale o ensejo, maravilhoso poetar", de Tânia Mara Camargo, retirado do site luso-poemas. Tenham todos uma boca para abocanhar.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Confabulando II

I- Títulos
Existem títulos intransferíveis, dentre eles: A garota de de Ipanema( Helô Pinheiro) e A namoradinha do Brasil( Regina Duarte). Já outros são passageiros e até fúteis. Temos os de miss, A feiticeira, A tiazinha. Por onde andam essas duas? Ainda, Mulher Melancia, Melão e outras frutas. Por quanto tempo ainda terão essse codinomes?

II- Egito
Do que o povo é capaz? De tudo. Até mesmo de depor um ditador, Hosni Mubarak, que estava no poder há trinta anos. Um conselho militar do Egito assumiu o poder liderado pelo Marechal Hussein Tantowi, Ministro da defesa. Talvez o povo não tenha muito o que comemorar, já que não foi um civil quem assumiu. Espero que seja só um período de transição e o país adote eleições, pois a democracia começou com o povo indo às ruas pedindo mudanças. Tomara que não seja igual ao Irã quando Khomeini tomou o poder e ficou pior, pois é governado à luz da religião e , ainda financia e treina grupos terroristas como o Hamas, em Gaza, e o Hezbollah, no sul do Líbano.

III- Susto
Elizabeth Taylor deu entrada no hospital com dores no peito em 12/02. Dominguinhos, discípulo do Gonzagão, na segunda semana deste mês, também foi hospitalizado com problemas cardíacos. Do jeito que as coisas vão, S. Pedro quer levar todos os artistas da terceira idade.

IV- Violência
 Sudeste tem diminuiçaõ nos índices de violência, principalmente São Paulo. Já no nordeste houve um aumento. Triste Rio grande do Norte, triste Mossoró.

Enquanto isso continuo na praça dando milho aos pombos.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Suicídio

                                                  ( Tela de Edouard Manet)
Estranheza e surpresa. Fico assim quando sei que alguém cometeu suicídio. Tenho exemplos de familiares de amigos e desconhecidos. Recentemente um apresentador do CanalE! Brasil Bites se suicidou. Gilberto Scarpa, 27 anos, namorava uma modelo. Os dois bonitos. o que o levou ao suicídio ninguém vai saber. É sempre assim. Alguns deixam uma  carta, mas será que o verdadeiro motivo está ali? Esse tipo de morte vira mistério. As pessoas próximas deduzem o motivo, porém nunca vão ter a certeza.

Temos exemplos de famosos: Van Gogh, Francisca Júlia, poetisa do parnasianismo, Mário de Sá Carneiro, Kurt Cobain, lindíssimo e o suicídio do persongem Werther, isso na literatura.

Posso dizer que, jamais me mataria por alguém. Ninguém merece isso. A vida continua para quem fica e eu sem lá onde vou parar.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Gente é para brilhar


                                       ( Nas fotos Maiakóvski e Zeca Baleiro)

Caminhando com Maiakóvski e Zeca Baleiro por uma estrada estreita e nas laterais muitas flores. Tudo isso, Zeca porque revisitei teu cd Líricas. Você com seu cachorro,o poeta com suas poesias e eu a escutá-los. O que dizer diante dos dois?. O compositor, também é poeta. Estou encantado com a simplicidade de ambos.

De repente estamos em Babylon. Ninguém esqueceu o moet chadon, pois precisamos para se ter algum luxo. O violão, a voz a vir de São Luís do Maranhão. Os toques da poesia/canção a abrir as grutas e a deixar cair as estalactites que se juntam às estalagmites. Tudo é união a emergir desse mundo futurista: estrada, Maranhão, gruta e o poder da poesia e da canção.

Voltemos e fiquemos em Babylon. Aqui quero ser feliz. Conversar com os dois. Perceber o que os faz intuir e escrever tão bem. Quero convosco aprender, viver sem me preocupar com o amanhã. Só no bem bom.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Vampiro

... fui até você assim como não quer nada. Você me encarou, ficou calado. Sua boca molhada, seus dentes com aparelho, me morderam. Soltei um ai de êxtase e torpor. Meu amor, morde não. Espere, assopre e tá tudo bem. Que calor,

Alexandre

Se você quiser
um prosseco
um campari
um martini
um apreço
um adereço.

Você sabe meu endereço.

Se você quiser
algo a mais.
Batalhe, meu Alexandre
O grande é sermos nós.

Eu mereço.

Bandeiras

Bandeiras flamejantes
Corpos ardentes
Bocas dormentes
vidas ao Leo.

Abelhas e mel
Sol de verão
Corpos ao vento
catavento e solidão.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Presídio Federal

Sempre fui contra a vinda do presídio federal para Mossoró porque as famílias dos presos irão se instalar aqui inchando a cidade, sem contar com seus comparsas que também virão, aumentando a criminalidade.

Agora me fevereiro recebemos Fennando Beira- Mar, que mesmo estando em uma prisão de segurança máxima, a de Cantanduva, no Paraná, controlava o crime organizado. O ministério Público de Mossoró pediu a remoção de Beira-Mar, alegando problemas estruturais, por isso está interditdo; não possui licença do corpo de bombeiros; há rachaduras nas paredes; falta abastecimento d`água e médicos frequentes.

Tudo isso é inadimissível. O presídio é novo e já se encontra nessas condições. Como pode ser de segurança máxima se as paredes estão dessa forma? Como os funcionários trabalham com a escassez de água?
Isso é Brasil, infelizmente, tudo é feito às pressas sem condições de funcionamento. A população  não se deu conta do enorme problema social que ainda estar por vir.


domingo, 13 de fevereiro de 2011

Carta à Dorinha




Cara Dorinha,

É impossível falar seu nome e não lembrar de Nossa Senhora das Dores. Sei que você não é religiosa, mas deve ter alguma espiritualidade. Também é impossível lembrar de você e não pensar em Daniela Mercury. Acho vocês parecidas. Dorinha, de repente você foi embora. Meus amigos sempre vão embora. Gosto dessa determinação. Gosto de pessoas que não tem medo da mudança. Queria ser assim.Um dia serei assim. Você é a mais velha da família. As responsabilidades pesam, não é? Mas é a vida.
Espero que este ano, não vou dizer sua idade, tenhas muita saúde pra você ser essa pessoa maravilhosa e brilhe sempre na cidade do sol, luz e calor. Todos meus amigos tembém te adoram.
                                                                          Abraços,
                                                                                Etinho

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Confabulando


Li recentemente que Dilma deixou compra de caças para 2012. A presidente recebeu algumas críticas por acharem que os atuais estão velhos e obsoletos. Mas diante do aconteceu no Rio de Janeiro por causa das chuvas, foi mais do que certo. A governadora Rosalba Ciarlini deveria fazer o mesmo e não dar recursos financeiros para o carnaval de algumas cidades do interior. Se a cidade não tem recursos, cancele a folia.
                                                          ***
Esqueci de citar recentemente em uma crônica minha intitulada "Fatos estranhos",o caso Elvis Presley. Um amigo foi ao enterro da professora Niná Rebouças e viu alguém vestido de Elvis Presley. Imaginei na hora que a ex-secretária de educução fosse fã do cantor. Entretanto conversando, no outro dia, com algumas pessoas, disseram-me que essa figura se veste assim em todos os enterros. Não tenho como provar, infelizmente, pois não vou a enterros, mas achei tragicômico a atitude desse Senhor.
                                                        ***

.....Porque hoje é sábado. ( Vinícius de Morais)
                                                         ***

Mãe arremessa bebê por muro de 2m. ( Folha de São Paulo,28/12/2010).Que mãe em sã consciência faria isso com um filho? Os pais precisam conversar mais com os filhos sobre tudo. Aceitá-los, principalmente para que atitudes como essa não se repitam. Os homens, também, deixem de ser cafajestes e assumam aquilo que fazem e não abandonem as namoradas.
                                                      ***

                                        Frases insuportáveis II
  • São 200 dias letivos.( Parece que não acaba mais)
  • Enquanto tomar o remédio, não beba.
  • 30 de abril, último dia para declarar o imposto de renda.
  • Pague seu IPTU em dia.
  • Aumento nas taxas do IPVA.
  • Parabéns pra você. ( Cantado num bar. Coisas de Pompílio e Denilson)
  • ( No consultório) - Só estamos marcando para o dia...                           
  •                            TOLERÂNCIA ZERO



               

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Happy- hour


Queria que todos os dias do ano
Todos os dias
Fossem um happy- hour.

Adoro a tarde
Assim como a madrugada
Suprassumo do humano.

A tarde me traz uma leve saudadedo que não vivi.
A madrugada todas as saudades do já vivi.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Mortes

                                      Geórgia Gomide                                                                        John Herbert

Todo dia nasce e morre gente. Isso é crucial e normal. É difícil aceitarmos a morte, principalmente de um ente querido e próximo. Já disse que não gosto de velório, nem de cemitério. Minha mãe também é assim. Vou quando é o jeito. Não sou nem de perto necrófilo, mas sempre que abro um jornal, leio os convite missa. Olho para os rostos, alguns jovens, outros não e fico imaginando a dor e a saudade de seus familiares. Passo rápido para outra página. É uma sensação que não quero por muito tempo.

Como disse no início, mesmo morrendo gente todo dia, fiquei intrigado com as mortes de tantos artistas desde janeiro. São atores, atrizes, cineastas e  músicos que nos deixaram. A indesejada das gentes os levaram e o mundo ficou menor sem os seus talentos e seus sorrisos, sem a voz gutural de Geórgia Gomide e a beleza de John Herbert, primeiro marido de Eva Wilma.

 O que podemos fazer? Nada. Nossas malas não estão prontas.As portas estão sempre abertas. Essa sombra é uma hóspede indesejável, sorrateira e cruel. "Só nos resta tomar um conhaque e dançar um tango argentino".

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Bicicleta


Nunca tive bons contatos com bicicleta. Na adolescência inventei de dar carona a uma amiga meio gordinha, fiquei tão cansado que quase morro. Cheguei à escola esbaforido. Já adulto, comprei uma de marcha para perder a barriga saliente. Desisti, pois não sabia passar as marchas. Vendi.

Entretanto, esse objeto me fascina. Lembra-me liberdade. Cabelos soltos ao vento. Paqueras facéis. Tirando as quedas na infância, mas quando se aprende é de uma alegria indescritível. Até o sexo é comparada a ela, quando se diz, "é como andar de bicicleta, não se esquece."Maravilha, não?

Uma cena que não esqueço foi protagonizada por Meg Ryan em Cidade dos Anjos. Já no final do filme, sua personagem Maggie Rice, sai de casa pela manhã com sua bicicleta. Ela estava tão feliz, vivendo intensamente seu amor pelo anjo. Pedala despreocupadamente, abre os braços, fecha os olhos e sente o frescor da manhã. Como é bom viver! Como é bom ser feliz! De repente vem um carro e a atropela. A vida é cruel. Talvez, quem sabe, se ela soubesse dos versos de Vanessa da Mata em Bicicletas, bolos e outras a legrias, isso não tivesse acontecido. A letra diz assim: " É simpatia contra dispersão/ rejeição, desilusão/as sete ervas dos bons caminhos/ arruda ajuda." Superstição ou não, Deus nos livre de todo mal.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Comparações

I- Equivalências

·       Rita Lee e Pitty
·       Janes Joplin e Amy Winehouse
·       Canoa Quebrada e Pipa
·       Chico Buarque e Caetano Veloso
·       Mossoró e Campina Grande

II- Inigualáveis
·       Maria Bethânia
·       Gal Costa
·       João Gilberto
·       Elvis Presley
·       Michael Jackson
·       Chico Anísio
·       Carlos Drumond de Andrade
·       Fernando Pessoa
·       Clarice Lispector

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Liberdade

                                           Liberdade, liberdade, abre as asas sobre nós e que a voz
                                   da igualdade seja sempre a nossa voz.( Niltinho teixeira, Preto Jóia,
                                   Pretinho e Jurandir)

"É uma alegria estar livre de novo."  Essa foi a frase que o americano Cornelius Dupree Jr., de 51 anos falou ao sair da prisão, onde ficou preso por trinta, depois que um exame de DNA provou que ele era inocente. Se isso aconte nos Estados Unidos, imagine no Brasil. Ainda bem que não temos pena de morte. Muitos inocentes já teriam morrido em vão. Entretanto o que gostaria de comentar é o que este Senhor sentiu ao ficar livre. Nada compra a liberdade. Liberdade de ir e vir, liberdade sexual, liberdade de expressão. É exatamente a liberdade que traz todo o resto: a igualdade e a fraternidade. Se você é livre, será capaz de compreeder o outro, compreender seus direitos, saberá viver com tolerância. Ser livre é aceitar o outro e a lutar por seus direitos. Mas será mesmo que somos livres? George Orwell, que escreveu 1984 acha que não. Seus personagens vivem senndo vigiados por tudo que é câmera. O termo Big brother nasceu daí. Mas isso é conversa para uma outra hora.

Quanto tempo temos que esperar para as leis sejam cumpridas com justiça. Quanto tempo vamos esperar para que os homossexuais, as prostitutas, as mulheres, os negros , os portadores de deficiência, os idosos , os pobres, tenham sua liberdade e seus direitos garantidos? 

Fico contente por Dupree, mesmo tendo entrado na prisão com apenas 21 anos, ainda bem que o erro foi reparado. Espero que seu psicólogico esteja bem. Vida longa a ele.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Carta a David

                                                                            David, de Michelangelo

Caro David,
       Esta é a primeira carta que escrevo em fevereiro, mês de seu aniversário, viva!. A vida dá tantas voltas. Hoje sou seu amigo. Antes mal nos falávamos, de repente você me para na calçada de uma loja, me pergunta algo que agora não lembro, deve ser a ressaca.  Após isso, passamos a sair, conversar, frequentar sua casa. Você nos recebe bem e gosta dissso. Inventou até o natal, que já está no segundo ano. Quanto tempo faz que nos conhecemos? Não sei, sou péssimo em datas.
      David, não poderia deixar de comentar.O nariz da escultura acima parece com o seu. Você sabe que adoro nariz grande. Dar um ar de não sei o quê, talvez de aristocracia. O escultor criou um David pensativo. Pode ser que esteja pensando na batalha contra Golias.Na vida, David, você possa enfrentar todos os Golias. A cada segundo nos aparecem gigantes que temos que derrubar para continuar vivendo.
                                                                                   Um abração,
                                                                                         Etinho.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Copacabana

                                            "Ah! Todo o cais é uma saudade de pedra."
                                                                  ( Fernado Pessoa)

Quando lembro de copabana me vem à memória não só sua praia , mas também seus prédios, algumas ruas estreitas, as pessoas nas ruas , padarias e restaurantes. Andando pelo bairro que me pareceu uma caixinha de fósforo, me senti totalmente em casa. Foi por este bairro que conheci o Rio. Cheguei a noite, me instalei e já fui andar por seu calçadão, sentir sua brisa. Naquela semana, Copacabana fui eu.

A cidade toda murmurava encanto e magia com sua beleza. Para onde olharmos, veremos seus morros, alguns habitados, suas luzinhas acesas, outro cartão postal .Outros, não são habitados. O verde é magnífico.
Olhar Copa do alto do Cristo Redentor, também é uma maravilha. O cartão- postal se desenha ante seus olhos. Não quero morrer sem antes voltar lá. A saudade me bate nessa certeza. A eterna princesinha do mar espera seu Ulisses retornar, só não sei quando, mas  vou, isso é uma certeza,.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Bens duráveis



Existem coisas que valem  a pena comprar e duram uma eternidade: geladeiras, calças jeans, televisão.Já liquidificador, nem tanto, minha mãe vive derrubando e se quebra logo. Carro novo dura bastante, mas precisa de manutenção, fica muito caro. Mesmo com toda durabilidade, tudo na vida se acaba, até mesmo o ferro se corrói.
Bom seria se pudéssemos congelar certos momentos bons da vida e durassem o tempo de um eletroeletrônico. Quando olhamos o mar e seus barquinhos, o horizonte a perder de vista, o pôr do sol, o instante do orgasmo, os olhos nos olhos da pessoa amada, aquele doce que nos deleita e depois um copo d`água, um bom vinho e tantas outras. O mundo pararia por um ano ou mais e depois tudo voltaria ao normal.
Poderíamos , também, ter sete vidas como os gatos. A cada volta seríamos pessoas melhores porque sabíamos o que era morrer. Quando estivéssemos na última vida nos prepararíamos para o fim, assim como os eletros e móveis que vez em quando vão para um reparo até não ter mais serventia.
Entretanto, somos como as flores: frágeis, delicadas, fugazes. Somos assim, mas são poucos os seres humanos que deixam um pouco de perfume em nossas lembranças.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Fatos estranhos ou inesperados

                                                 ( Ofélia, de John Everett)

Basta estar vivo para nos acontecer algo estranho ou inesperado. Isso, desde uma dor de barriga a um assalto.Estive pensando o que leva uma pessoa a nunca perder um enterro, mesmo de gente desconhecida, como fazia Milguelzinho morador dos paredões. Será que no dele havia muita gente? Eu detesto velório.
No dia 23/01 no programa da Regina Casé, apareceu um ex-sargento estilista de biquínis. Achei inusitado. Pelo menos, ele abandonou a violência das ruas. Outro fato que parece coisa de cinema foi um helicóptero ter resgatado pessoas de um ônibus invadido por cobra. Isso saiu no uol notícias dia 26/01.

O que você faria se descobrisse que seu parceiro(a) tem um(a) amante na internet? E que esse amante é você mesmo.Aconteceu.Casal descobre ser amante um do outro na web e se divorcia. Li na ontem na Folha de S.Paulo. Pesquisas já apontam que sites de relacionamento apressam o sexo. Nesse caso foi fatal.

Até na política temos vários casos, ficaria a semana inteira contando. O espaço aqui é pequeno, mas vamos só a um exemplo: " Na volta do legislativo Popó e Suplicy marcam duelo de boxe."( Folha, 01/02/2011). É o fim da picada!

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Poemas


I- O beijo

Língua. Céu da boca.
Lábios derretem no meu sétimo céu.
Ponto B. Corpos em em espiral.

II- Nuvens

Um algodão doce.
Figuras dos meus desejos.
Como é bom voar.

III- O pijama

O outro despertou em mim.
Rolo na cama.
O pijama descontente, suado
Não aguenta.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

A existência


                                            Existirmos a que será que se destina...
                                                   ( Caetano Veloso)

Sempre que era feita a pergunta ao filósofo Edmundo Husserl " E o Sr. como vai? Ele respondia: " Bem! Sinto apenas uma dificuldade em ser." Isso pode até ser lenda, mas sua resposta é a de muitas pessoas. Como é difícil ser. Como é difícil existir. Certa vez eu disse a minha terapeuta que estava me sentindo tão bem que faltava só um fiozinho para deixar a análise. Ela disse: " Existem fios finos tão difíceis de cortar Sr. Edson. O pior que ela tem razão. Cada dia de nossa vida é uma aprendizagem. Vamos nos enchendo de fatos bons e ruins Ás vezes sentimos o cheiro bom da vida, outras, achamos que não vale a pena viver.

Algumas pessoas que estão perto de se aposentar, de repente descobrem que estão com câncer e morrem. Conheci pesssoas assim. Não gozaram depois de tantos anos de trabalho e sofrimento. Porque trabalhar para a maioria dos brasileiros é mais sofrimento. Exceto para deputados e senadores, claro.

Aprender a  existir é um moto contínuo. Estamos sempre nos reinventando. Como mutantes, sendo. E sendo aprendendo na dor.Retirando a pele do homem velho para continuar de novo a existir. Então o que nos resta é sermos alegres apesar de tudo para só assim vivermoss o bastante. Como disse Gumarães Rosa, " O  correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem"