sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Mossoró



O Cartão postal de Mossoró mudou. Isso todos percebem. A cidade cresceu verticalmente, sua população aumentou, temos teatros, shopping center, festas consagradas nos meses de junho, setembro e dezembro, canais de tv e várias universidades. Por outro lado, aumentaram as favelas, surgiram bairros novos e se olharmos mais atentamente temos um ar de capital. Por exemplo, ao pararmos no semáforo do ginásio poliesportivo Pedro Ciarlini, já temos pessoas para limpar os parabrisas dos carros e malabaristas.Isso só vi em cidade grande, mas como o povo é criativo e precisa sobreviver, vemos também nesse semáforo vendedores de rolinhas, fiquei com pena das avezinhas e também oferecendo castanhas.Por falar em ave, estava um dia desses num restaurante e um amigo surgeriu comermos codornas. Eu pensava que fosse o ovo, mas eram as coitadinhas, as próprias. Jamais iria fazer isso com as pobrezinhas. Comemos peixe, mesmo.
Voltando ao assunto da realidade mossoroense, é isso mesmo, caros leitores, o Brasil é esse misto de desenvolvimento e miséria. Um paradoxo que talvez mude daqui a 50 anos.

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Tentação


Ás vezes diante das impossiblidades da vida queremos algo impossível, como quando encontramos nossa alma gêmea e ela não nos quer; ou já é comprometido; ou não faz parte do nosso cículo social; ou mora em outra cidade. São muitos os empecilhos.
Em Tentação, de Clarice Lispector, uma menina ruiva está sentada na calçada de sua casa, com soluço, sentido-se abandonada, quando ver surgir na esquina um cão basset, também ruivo. Os dois se olham e ela imediatamente quer aquele ser tão parecido com ela. Só que ele já tem dona. Diante dessa fatalidade só restava ficarem se olhando. Ela com sua infãncia e com seus sonhos, sabia ser impossível ter aquele lindo ser. Ambos eram ruivos e com pelos curtos. O basset se desprega do seu olhar, pois sua dona já estava impaciente e vai embora. A menina consternada não faz coisa alguma. E o final termina de modo lírico e dramático"Mas ele foi mais forte que ela. Nem uma só vez olhou para trás."
Sempre que perdia meus amigos para uma outra cidade, vários já deixaram Mossoró, eu me lembrava desse conto e tentava não olhar para trás. Não podemos ter tudo, só nos resta a resignação. Isso é a vida.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Coisas inexplicáveis

            Existem coisas inexplicáveis. Talvez só Freud mesmo explicasse. Como não entendo de psicanálise, se alguém se incluir numa das listas abaixo, deixe um depoimento com pseudônimo se assim quiser para eu entender um pouco do porquê de tantos desejos e atitudes estranhos.
  • Chegar ao orgasmo com alguém batendo em você?
  • Gostar que defequem ou urinem em cima de você.
  • Chegar ao orgasmo com alguém apertando sua garganta até sufocar.
  • Roer unhas quando já se tem 40 ou mais.
  • Estar casada e sair toda tarde e transar com o primeiro que aparece.
  • Fobia de palhaços. Há pessoas que não podem ver um e saem correndo.
  • Sair com uma capa sem nada por baixo e abri-la para alguém que passa.
  • Emocionar-se com cenas tristes de telenovela.
  • Sexo por telefone.
  • Sexo por webcam.
  • Podólotras.Pedofilia.Necrofilia. Todas as fobias.
  • Depois de transar, masturbar-se e sentir mais prazer ainda.
  • Homens másculos adorarem usar calcinha.
  • Homens bombados adorarem ser passivos.
              Será que a minha curiosidade, também é uma coisa inexplicável? Deveria figurar na lista acima??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Clarice por ela











Trechos extraídos da internet ( you tube) e de livros de Clarice Lispector.

Somente quem teme a própria animalidade não gosta de bichos.
Minha primeira vontade no berço era de pertencer.
Renda-se ao que eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei.  Não se preocupe em entender, viver ultrapassa todo entendimento.
·         Eu escrevo como se fosse para salvar a vida de alguém.
·         Tenho que ter paciência para não me perder dentro de mim: vivo me perdendo de vista.
·         Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato: ou toca ou não toca.
·         Perde-se também é caminho.
·         Minha força está na solidão. Não tenho medo de chuvas tempestivas, nem de grandes ventanias soltas, pois eu também sou o escuro da noite.
·         Estou bastante acostumada a estar só, mesmo junto dos outros.
·         E assim como a primavera, eu me deixei cortar para vir mais forte.
·         É curioso como não sei dizer quem sou. Quer dizer, sei-o bem, mas posso dizer. Sobretudo tenho medo de dizer porque no momento que tento falar não só não exprimo o que sinto como o que sinto se transforma lentamente no que eu digo.
·         ... e meu silêncio esconde uma enorme vontade de gritar.
·         Liberdade é pouco. O que desejo ainda não tem nome.

OBS: Clarice morreu um dia antes de aniversariar. ( 10/12/1920 a 09/12/1977)

·       


segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

O vermelho


Em Miss Algrave e Tenteção, contos de Clarice Lispector, as personagens são ruivas. O 1º, do livro A via crucis do corpo(1974); o 2°, do livro A legião estrangeira(1977). Fiquei intrigadopor serem ruivas. Que fascínio ou que mistério tem Clarice pelo vermelho? 
Dizem que o vermelho é a cor do amor, mas também associam ao poder, a vitalidade, a ambição, a confiança em si mesmo,a atração, a coragem, a paixão e ao desejo.
Em Miss Algrave, uma senhora recatada e puritana, só tomava banho de roupa para não ver o próprio o corpo e recriminava os casais que se beijavam no meio da rua e as prostitutas que faziam ponto a luz do dia, vemos a personagem se transformar. A transformação para a paixão, o amor e o desejo. De repente ela recebe a visita de um ser chamado Ixtlan. Ele tinha sobre a cabeça uma coroa de cobras entrelaçadas e já foi pedindo para Miss Algrave tirar a roupa. Daí veio a paixão fulminante.Ixtlan demorou tanto a retornar que que ela não quis mais trabalhar. Transa com o chefe e com outros homens e vai fazer ponto junto às prostitutas que ela tanto difamara.  Amor mesmo, ela sentia por Ixtlan que a tinha escolhido por ser ruiva e virgem. A cada lua cheia Miss Algrave tomava um banho para sair o cheiro dos outros homens e ficava esperando àquele que a transformara para sempre em mulher.
Sobre Tentação, um conto lindo, é prosa para uma próxima escritura. Até lá.

domingo, 26 de dezembro de 2010

Carta a Edvan


Caro Edvan,
Você escolheu a enfermagem como profissão. Vida e trabalho combinaram muito com você. Ser enfermeiro é o que você sempre foi e agora com diploma e tudo. Na sua vida, pela dedicação a sua família. Mesmo briguento como você é, está sempre disposto ajudar sua família e principalmente seus sobrinhos.soube passar pela perda de dois irmãos com força, coragem e dedicação. Esta, característica de quem trabalha na saúde para salvar vidas.
Edvan, te conheço há tanto tempo que você já faz parte da minha vida, foi amizade a primeira vista. Mesmo distantes estamos sempre mantendo contato. Agora que você vai estar livre à noite, espero nos encontrarmos mais em 2011.
                                                              Abraço,
                                                                 Edson.

sábado, 25 de dezembro de 2010

Clarice Lispector





        Clarice por suas obras  I
                                  
                                              I.Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres.

  • Quem sou eu, perguntou-se em grande perigo. Eo cheiro do jasmineiro respondeu: eu sou o meu perfume. (pag.165)
  • Uma das coisas que aprendi é que se deve viver apesar de. Apesar de, se deve comer. Apesar de, se deve amar. Apesar de, se deve morrer. Inclusive muitas vezes é o próprio apesar de que nos empurra para a frente. (pag.33)
  • ... a vida não é de se brincar porque em pleno dia se morre. ( pag. 39)
  • ... estava presa a ele porque queria ser desejada, sobretudo gostava de ser desejada meio selvagemente, quando ele bebia demais. (pag.49)
  • E reunia toda a sua força para parar a dor. Que dor era? A de exisstir? A de pertencer a alguma coisa desconhecida? A de ter nascido? (pag.59)
  • O humano é só.(pag.87)
  • O que quero, meu Deus. É que ela queria tudo. (pag.87)                                        I
                                                     I. Um sopro de vida
  • Tenho medo de minha liberdade.Minha liberdade é vermelha.Quero que me prendam. (pag.55)
  • Eu venho de uma longa saudade. Eu, a quem elogiam e adoram. Mas ninguém quer nada comigo. Meu fôlego de sete gatos amendronta os que poderiam ver. Com exceção de uns poucos, todos têm medo de mim, como se eu mordesse. (Pag.66)

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Vida


Descobri que a vida
é feita por mim.
Difícil como ela é
vou levando-a ao encontro de mim.
                     Mossoró,20/12/2010

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Pássaros aros


Pássaros caminham em bando,
em revoada
discutem para onde vão
discutem bem perto.
Ninguém é de ninguém
leves livres e soltos.

Voam em disparada
voam sem parada
voam em céu aberto
voam sem saber o que é certo.

Existem em aros.
Só.
Existem por existir.
                      Mosssoró 22/12/2010

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Poemas

I
Nadar

Como queria saber nadar
como os peixes
como Eduarda e Nô.

Iara, vem e me leva.

II
O tempo

Denilson casou
Bruno viajou e depois casou
Costinha casou e descasou
Costinha mora longe
Pompílio sumiu.

E eu permaneço aqui na cadeira de balanço.

III
Sexo

Sexo mal feito
é como filme dublado
não se percebe as emoções naturais dos atores.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Pisciano

Não sou de ler o horoscópo todo dia, mas acredito nas características dos signos.Como já disse Hamlet, "há mais coisas entre o céu e terra do que sonha nossa vã filosofia". Abaixo as características dos piscianos:
QUALIDADES: Sensibilidade, desapego, idealismo, tolerância, humildade, pureza, castidade, inspiração, servilismo, imaginação, fervor, tacto, altruísmo
DEFEITOS: Passividade, preguiça, alcoolismo, sensualidade perversa, espionagem, fraude, vagabundagem, incoerência
PROFISSÕES: Pescador, reeducador, funcionário médico, funcionário prisional, monge, curandeiro, músico, cirurgião, sábio, actor, pintor, pédicure, enfermeiro, massagista, pescador, homem da Igreja
DESPORTOS FAVORÁVEIS: Nadar, mergulhar, andar de barco, patinar, qualquer tipo de corrida
CIÊNCIAS e ARTES: Farmácia, teosofia, espiritismo, pintura, arte religiosa, música litúrgica
ANIMAIS: Serpentes do mar, delfins, peixes, focas, gato, vaca, peixe, aves do mar
PLANTAS: Alga marinha, melão, lírios aquáticos, junco, musgos
CIDADES: Sevilha, Alexandria, Calais, Rio de Janeiro, Sofia, São Paulo, Lancaster
PAÍSES: Malta, Normandia, Portugal, Java, Ceilão, Holanda


segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Verão

 "No meio do inverno eu finalmente aprendi que havia dentro de mim um verão invencível"
                                                                              Albert Camus

Todos verão
O verão chegar.
Na estrada de sol passaremos.
Quem é você?
Pego sua mão
rumo a imensidão.
            11|12|2010

domingo, 19 de dezembro de 2010

Carta a Pompílio

                                           ( Numa Pompílio e Egéria)

Caro Pompílio,
Você sumiu, sinto muito a sua falta. Você é ambíguo, dialético e inesperado. Adoro suas ironias, suas tiradas e improvisos. Suas palavras mal ditas e malditas. Acho que você já foi Gregório de Matos Guerra na outra encarnação, será? De qualquer forma é ótimo estar com você. Ganho a noite e perco muito quando saio sem sua companhia.
Apareça, Pompílio, quem sabe em minha casa. Ela é muito bagunçada, mas você será muito bem recebido. Deixe um pouco sua malemolência e misantropia, dê uma chance a nós, simples mortais de ter o prazer de sua companhia lendária e única.
                                                                        Saudades
                                                                               Edson