quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Tentação


Ás vezes diante das impossiblidades da vida queremos algo impossível, como quando encontramos nossa alma gêmea e ela não nos quer; ou já é comprometido; ou não faz parte do nosso cículo social; ou mora em outra cidade. São muitos os empecilhos.
Em Tentação, de Clarice Lispector, uma menina ruiva está sentada na calçada de sua casa, com soluço, sentido-se abandonada, quando ver surgir na esquina um cão basset, também ruivo. Os dois se olham e ela imediatamente quer aquele ser tão parecido com ela. Só que ele já tem dona. Diante dessa fatalidade só restava ficarem se olhando. Ela com sua infãncia e com seus sonhos, sabia ser impossível ter aquele lindo ser. Ambos eram ruivos e com pelos curtos. O basset se desprega do seu olhar, pois sua dona já estava impaciente e vai embora. A menina consternada não faz coisa alguma. E o final termina de modo lírico e dramático"Mas ele foi mais forte que ela. Nem uma só vez olhou para trás."
Sempre que perdia meus amigos para uma outra cidade, vários já deixaram Mossoró, eu me lembrava desse conto e tentava não olhar para trás. Não podemos ter tudo, só nos resta a resignação. Isso é a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário