segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

O vermelho


Em Miss Algrave e Tenteção, contos de Clarice Lispector, as personagens são ruivas. O 1º, do livro A via crucis do corpo(1974); o 2°, do livro A legião estrangeira(1977). Fiquei intrigadopor serem ruivas. Que fascínio ou que mistério tem Clarice pelo vermelho? 
Dizem que o vermelho é a cor do amor, mas também associam ao poder, a vitalidade, a ambição, a confiança em si mesmo,a atração, a coragem, a paixão e ao desejo.
Em Miss Algrave, uma senhora recatada e puritana, só tomava banho de roupa para não ver o próprio o corpo e recriminava os casais que se beijavam no meio da rua e as prostitutas que faziam ponto a luz do dia, vemos a personagem se transformar. A transformação para a paixão, o amor e o desejo. De repente ela recebe a visita de um ser chamado Ixtlan. Ele tinha sobre a cabeça uma coroa de cobras entrelaçadas e já foi pedindo para Miss Algrave tirar a roupa. Daí veio a paixão fulminante.Ixtlan demorou tanto a retornar que que ela não quis mais trabalhar. Transa com o chefe e com outros homens e vai fazer ponto junto às prostitutas que ela tanto difamara.  Amor mesmo, ela sentia por Ixtlan que a tinha escolhido por ser ruiva e virgem. A cada lua cheia Miss Algrave tomava um banho para sair o cheiro dos outros homens e ficava esperando àquele que a transformara para sempre em mulher.
Sobre Tentação, um conto lindo, é prosa para uma próxima escritura. Até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário