terça-feira, 15 de março de 2011

Escola esquecida

Hoje é o dia da escola, mas não há muito o que comemorar. Antes havia poucas escolas, porém eram de qualidade. Atualmente todos têm acesso à escola e isso é ótimo; o número de vagas aumentou, no entanto a qualidade diminuiu. Querem culpar somente o professor pelo fracasso do ensino. Temos, sim, uma parcela de culpa, mas enquanto não houver uma política de incentivo para os profissionais se capacitarem, principalmente em fazerem um mestrado e um bom plano de cargo e carreira que incentivem os bons alunos do ensino médio a serem professores, não vejo perspectiva de melhora.

A escola ainda está muito distante dos alunos. Salas de informática com poucos computadores e ultrapassados, internet lenta, apenas um micro system para vários professores, uma única sala de vídeo para atender  a todos os professores da escola e as dificuldades não param por aí. 

Enquanto for dessa forma nada vai melhorar. Nós, professores já fazemos muito por uma educação que não é prioridade nesse país. Mesmo que entre um secretário ou ministro de educação comprometido com a causa, são barrados pela politicagem que assola câmara, senado, governos de estado e municípios.

Um comentário:

  1. Digo mais: nossos gestores públicos não teem interesse em melhorar nossas escolas, são obras que não são visíveis, como as praças ou os vários elefantes brancos espalhados por nosso Brasil, alé do mais, o ensino leva ao pensar e refletir, o povo fica facil de enganar quando não são estruidos. Tenho dito!!!!!

    ResponderExcluir