quinta-feira, 17 de março de 2011

Resiliência

Segundo a wikipédia, resiliência é a capacidade do indivíduo de lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir a pressão de situações adversas- choque, estresse, etc.

Nós, professores muitas vezes temos que recorrer a isso, quando surge certas situações em sala de aula que fogem ao que planejamos, como por exemplo, uma briga entre alunos, uma pergunta sem ser da matéria, mas que diz respeito à realidade a qual o aluno vive, entre outros casos bons ou ruins. Às vezes, planejamos um aula com slide e o computador não funciona, recorremos a resiliência. Qualquer profissão se serve desse termo, pois qualquer uma tem seus ossos do ofício. Qualquer uma que lide com o público.

A resiliência é um termo emprestado da psicologia que pegou emprestado da física. Esse termo tem tudo a ver com a psicologia. Faz-me lembrar paciência. Na sala de aula precisamos de muita. Lembra-me, também, de resistência, precisamos de muita em classe. E por aí vai, no trânsito, no ônibus, no banco, no consultório médico, com a família, em toda nossa vida.

Sejamos resilientes, só assim,  conviveremos melhor com o outro, seremos mais tolerantes e mais sociáveis, pois não teremos medo do outro de quem tanto precisamos criar vínculos harmônicos e até mesmo íntimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário