quarta-feira, 30 de março de 2011

Famigerado

 Alguém sabe o que é famigerado? Até 15 atrás, eu também não. Dando aula para os sextos anos sobre o uso do dicionário, os alunos tinham que procurar o significado dessa palavra. É o típico caso da arbitrariedade da língua, ou seja, o significante nada tem a ver com o significado. Isso dá, também, outro tipo de atividade apra fazer com os alunos.

Quando li essa palavra, lembrei de esfomeado, de alguém com muita fome, mas ao ver o real sentido, não remetia a isso. Sempre que escuto ou leio uma palavra desconhecida, no mesmo dia me deparo com ela, ou escutando na tv, ou dito por alguém na hora da interlocução, ou em livros e revistas. Pois bem, na mesma semana , li o artigo de Roberto Pompeu de Toledo que falava da visita do presidente Barack Obama, que dizia: " ... sinal de que guarda uma grande notícia, talvez relacionada com a famigerada cadeira." Nesse caso a cadeira de presidente. Embora que ,com sua vinda vimos que não houve muitas novidades para ajudar o Brasil. Nesse meio tempo, já sabia o que significava essa palavra. Vocês devem estar curiosos. Famigerado significa, segundo o Aurélio, de muita fama ( sobretudo quando má). 

Então, temos: A grande famigerada Fernanda Montenegro; O famigerado Adriano volta ao Brasil, etc. Essa palavra, também me fez lembrar de Guimarães Rosa, que adorava neologismos como "nonada". Famigerado bem que poderia ter saído de um de seus contos ou romances como Tutameia, Sagarana ou Grandes sertões: veredas. Coisas de nossa "última flor do Lácio inculta e bela"

Um comentário:

  1. Assim também quero que meus poemas sejam famigerados rs!
    Gostei de sua descrição!

    ResponderExcluir