sexta-feira, 4 de março de 2011

Pitágoras


Sou leigo em filosofia, mas sei que tudo que sabemos vem dessa ciência milenar, tanto os assuntos científicos quanto os espirituais, enfim tudo que faz parte da vida. Por isso, há uma grande aproximação entre em filosofia e literatura, apesar de que esta trata de temas da vida de modo ficcional, mas é verossímel com a realidade, embora não seja a realidade.

Pensei que Pitágoras fosse só da matemática, no entanto esse pensador que viveu em 580 a 496 a.C, teve ideias universais, entrando até na medicina. Suas concepções sobre corpo e mente são bem atuais. Tomei conhecimento disso lendo um artigo do professor e médico da UFRN, Dr, Jorge Boucinhas. Entre outras coisas, o artigo dizia: "De muita utiladade, seria dedicar, todos os dias à  meditação;respeitar e cuidar dos pais, educar e proteger aos filhos; evitar pecar tanto por falta quanto por excesso; Quanto ao corpo, comer em ambiente tranquilo, sem pressa, mastigando bem os alimentos e saboreando-os; comer frutas, hortaliças em geral; pequenas porções de azeite e mel de abelhas; as carnes raramente; e, por último praticar alguma atividade física, seja ela qual for. Tudo isso para se ter vida longa e ser feliz sobre a Terra"

É lógico que não acaba aí, É só para vocês perceberem a atualidade desse filósofo e matemático qie vai além do seu teorema, além da geometria, tão complicados para mim. Ele se situa  como precursor dos estudos esotéricos e dos movimentos por uma vida mais saudável que vem culminar neste século tão atribulado por problemas sociais e psiquícos. A depressão e as fobias assolam tanto jovens, quanto adultos. Mente sã, corpo são.

Nenhum comentário:

Postar um comentário