quinta-feira, 14 de julho de 2011

Greve na educação

Ontem o tribunal de justiça do estado decidiu pela ilegalidade da greve. Na fala de um dos desembargadores percebemos uma única justificativa para a decisão: a perda que os alunos estão sofrendo sem aulas. Entretanto os alunos perdem com greve ou sem greve. Várias escolas sofrem porque não há professor de determinadas disciplinas. Professores se ausentaram por licença médica e as Direds nunca enviaram um professor substituto. Perdem ou não os estudantes diante dessa situação? Isso é somente a ponta do icerberg.
Gostaria de saber por que  o estado não entrou com a ilegalidade desde o início da greve. Por que resolveu entrar depois de mais de setenta dias de greve? Por que a justiça não vê o lado dos professores?
Parece-me que é de opinião geral que somos todos irresponsáveis e  preguiçosos. Se a governadora ainda não resolveu é por que educação não é prioridade. A opressão parece ser o melhor caminho.Os políticos têm verdadeira ojeriza pelos movimentos sociais e pelos sindicatos. Basta saber até quando a educação será tratada dessa forma. Espero sinceramente que ninguém mais queira ser professor.

4 comentários:

  1. Parabéns pelas palavras. Concordo plenamente contigo. Também estou em greve, pois é ridícula a forma com que nossas escolas estaduais são tratadas.
    Por exemplo, mesmo que voltássemos hoje para a sala de aula, não teríamos todos os alunos, tendo em vista que os ônibus que os transportam estão parados por falta de pagamento. E o governo tem coragem de falar que nós (professores) é que estamos prejudicando os alunos. Que injustiça, senhora governadora!!!

    ResponderExcluir
  2. Sempre ouvi de você um comentário acerca da política partidária. Mas, esse comentário seu está simplesmente lúcido de um posicionamento político de defesa de um ideal. De fôlego só você desconstruiu a ideologia dominante e expôs a questão dos interesses de classes sociais.
    A quem interessa a "volta" da educação?
    Você teve uma maturidade de ir a fundo em questões submersas.
    Fico orgulhoso disso...será terapia? será um nova fase? será um novo posicionamento diante do trono dos poderosos? O que será que será...

    ResponderExcluir
  3. parabéns pelo comentário. Você é uma pessoa poetica e corajosa.

    ResponderExcluir
  4. concordo em núnero, gênero e grau,com o que você escreveu. O pau só quebra do lado mais fraco !!!
    Estou aqui para externa total apoio aos professores da rede pública estadual potiguar !!!

    ResponderExcluir