sexta-feira, 8 de julho de 2011

Bar do Gabino

                               (Imagem retirada do site http://insensatocoracao-vilson.blogspot.com)

Descobri há pouco que o nome do bar da novela Insensato coração é Bar do Gabino, logo me fez reportar para um bar que havia em Macaíba chamado Bar do Galdino. 
Lá se vai eu de novo com meu saudosismo, mas todos nós somos fruto de um passado. Cabe a cada um esquecer ou não. Eu jamais vou esquecer as ruas apertadas de Macaíba, a ladeira íngreme para se chegar ao Bar de Galdino. O da novela tem boa comida , boa música assim como o de Galdino. Éramos muito bem recebidos. 
As ruas de que falei antes também me lembravam as de Recife e Salvador por causa de suas casas no estilo antigo, pelo centro de Macaíba ainda se tem algumas. Íamos e voltávamos a pé. Certa vez briguei com meu amigo Costinha e ele veio embora, corri atrás, mas não o alcansei, embora fosse descendo a ladeira. Fiquei com minha amiga Joseane. Madrugada vinha, madrugada ia ao som de Elis. 
Nesse bar havia festas temáticas, como tributo a Elis, Halloween e outras mais. Saudade. o bar precisa ser reaberto. Se não for pelo ex- dono, então por Costinha.

Um comentário:

  1. Toda memória é uma ilha de edição, já dizia o poeta tropical Wally Salomão. O que nos faz ficar colados ao passado como fotografias num album antigo. Saudosismo é ficar com comparações e isso não é de fato traço da sua pessoa. Procuramos ligações entre o passado e o presente para garantir uma continuidade emotiva em nossas vidas do mesmo jeito que uma ponte atravessa um rio ou mangue.
    Algumas pessoas já me perguntaram em tom de ordem por que não moro em Natal. Esse inquisidores acreditam que a vida se realizar num burburinho das avenidas movimentas, no citar um bairro da zona Sul como moradia e por ai vai...Desconstruo isso morando em Macaíba, periferia da periferia do umbigo da província potiguar sinto-me realizado. Claro que há razões que a própria razão desconhece. Eis uma...
    Morei um tempo em Recife. A cidade Leão do Norte foi uma experiência singular. Minha minúscula vida se divide entre esse período antes e depois de Recife.
    E o que isso tem haver com Macaíba?
    Ambas são cidades anfíbias. Cidades plantadas em meio ao mangue. O bioma mangue é complexo e berço de vida, muita vida marinha. Recife-Macaíba são cidades assim: pulsantes entre seus moradores.
    O bar de Gal já se foi entre aquelas ladeiras estreiras e casas antigas. Não há mais o bar, somente a casa que foi palco de temas: tributo a Elis, ressaca das bruxas, festa do ridiculo...Só entende que viveu a mistura. As Pessoas de Natal viam saborear a vida noturna aqui.
    Hoje, temos um bar: buraco chaguinha. Sei das diferenças entre Gal e Chagas. Você mesmo já experimentou uma noite na chaga. Sabe que continuamos inusitados, misturando tudo, rompendo dogmas e verdades.A noite na zona Sul é Las vegas, disneylandia, Miami...Oh como são repetitivos as classes superiores...
    Saiba que isso é um ciclo natural nos bares tal como nos mangues e nas cidades.

    ResponderExcluir