quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Solidão

                                       (Imagem retirada do blog http://glaucotavares.blogspot.com)

Como pode alguém depois de ter vivido um grande amor, criado filhos, viver sozinho? Ou então ter perdidos os pais e, sem ter se casado, passar a viver só? Os irmãos mal aparecem, se tem tios e primos , mas é como se não os tivessem. nem um telefonema sequer. Conheci e conheço pessoas assim.
Uma amiga, já falecida tinha três filhos. O marido a deixou por outra mais nova. Depois disso ficou morando com os filhos. Cada um em cidades diferentes, portanto vivia pra lá e pra cá. Depois disso resolveu voltar  a sua cidade natal - Mossoró. Havia telefonemas, visitas dela aos filhos. Sempre ela a ir. Eles nunca vieram cá. Achava isso estranho na minha humilde adolescência sentindo falta da presença de um pai. Família pra mim é estarem todos presentes. Quando ela faleceu somente um filho veio para o velório.  Não daria tempo os outros chegarem para o enterro. Mais uma vez achei estanho alguém não se despedir de sua mãe.
Um dia todos nós vamos passar por essa solidão, se não formos nós que morramos cedo. É preciso estar preparado, bem conosco mesmos para aplacarmos o mal do milênio - A depressão.
Lembremos disso: "O homem deveria se orgulhar da dor; toda dor é um manifestação de nossa elevada estirpe."( Novalis). Citação retirada do livro, O lobo da estepe, de Herman Hesse. A solidão pela qual todos iremos passar é um dor, até porque morremos sozinhos, mesmo arrodeados de pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário