terça-feira, 3 de maio de 2011

Amor e golpe militar

A melhor novela no ar é Amor e revolução, do sbt. Na verdade deveria se chamar amor e golpe, pois não houve uma revolução, já que o povo não participou dessa mudança. Ainda bem, porque depois da escravidão, considero essa etapa da nossa vida a pior pela qual já passamos. História  a parte, voltemos a novela.
Antes mesmo da novela começar, já houve quem quisesse embargá-la, tirá-la do ar, pelo único motivo, porque mexe nas vidas de miitares que ainda vivem. A novela já recebeu algumas críticas por não ser fiel ao acontecido, mas nenhuma obra de ficção tem essa obrigação. Importa ser verossímel, abrir discussões da realidade passada e presente. Isso o folhetim está fazendo e muito bem por sinal. Lógico que uma história de amor tem que estar presente, pois se trata de uma telenovela com todas suas características que vem desde os folhetins do Romantismo do sec. XIX para atingir todos os públicos, de todas as idades e classes sociais.

Chico Buarque está presente na trilha sonora, suas canções são decisivas na interpretação desse periódo, como também, camimhando e cantando, de Geraldo Vandré. Esta música me lembra a quarta série do antigo primário, pois a professora a colacava para nós cantarmos. Isso em 1980. Tempo de ditadura.

Assistam, entrem um pouco na nossa história e fiquem por dentro de nossa formação para entender o processo pelo qual passou nossa identidade como brasileiros.

2 comentários:

  1. Costumo dizer em sala de aula que na história do Brasil exitem dois momentos "vergonhosos" para os brasileiros: a escravidão e o golpe militar em 64. A escravidão do negro nas terras brasileiras precisa ser mostrada como um holocausto de séculos. E ainda dizem hoje que a sociedade está violenta. Com um passado de morte indiscriminada aos negros, açoites para ir trabalhar e repressão aos rebeldes (nada com o folhetim atual). A escravidão negra é uma página vermelha que registramos. Nunca pedimos desculpas aos povos africanos e a política de cotas é criticada...O que fazer para os negros saiam das estatísticas atuais de analfabetismo e violencia?
    O golpe militar foi uma situação social e política que por mais de duas décadas tratou com requinte de autoritarismo e crueldade os que se posiciovam contra aos desmando militares. A censura e o exilio dos artistas em qualquer questionamento mais profundo sobre a sociedade brasileira.
    Lembrei de que recentemente (tres anos atrás), a atual presidenta do Brasil, Dilma, foi presa e tortura pelos militares durante 3 anos. Sofreu todos os tipos de torturas para delatar os companheiros. Numa ocasião na comissão do senado, o representante do RN, José Agripino resolveu questioná-la sobre os momentos de torturas e as falas dela, e recebeu uma lição. Isso está até hoje no youtube ( dilmaxjose agripino). Uma vergonha para quem esteve ao lado dos militares (josé agripino ) e que hoje ainda é representante do povo potiguar, quiça nos tambem tenhas culpa por ele ter falado os impropérios, afinal ele foi eleito e era politico aliado dos militares ainda hoje comandando o pobre triste rio grande do norte. Isso é uma novela sem fim ou capítulo final já que o filho engomado dele está ai para perpetuar a ditadura do conservadorismo do pai...

    ResponderExcluir
  2. Passe lá no meu blog.
    Se gostar, me siga.
    Felicidades, saúde e alegrias duradouras, hoje e sempre. Já estou te seguindo.
    Mega abraço iluminado.
    João
    www.ludugero.blogspot.com

    ResponderExcluir