segunda-feira, 31 de outubro de 2011

As pedras

As pedras continuam no caminho, Drumond.
As pedras não medram os sentimentos humanos.
Apedrejam as portas do futuro.
As pedras pretas petrificam o céu de pétalas.
Murcharam todas.
Não é só uma no caminho, Drumond.
São muitas no Brasil e no mundo.

domingo, 30 de outubro de 2011

Réquiem

                                   Rômulo e Remo- Templo de Apolo

Rômulo foi uma pessoa inteligente e agradável. Quem o namorava sabia do seu romantismo, das surpresas que fazia, enfim, de sua dedicação.
Mulato, olhos verdes, cearense e sem sombra de dúvida, viajado e com muitas histórias para contar. Gostava de Jean Genet, do mar e da serra. Apesar da distância de antes, eu mal ia a Fortaleza e agora que já partiu desse mundo, ficou a saudade, quer dizer, as boas lembranças que tenho dele, para mim isso é o que importa. Fique com Deus.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Fim de tarde

1. De repente lembrei da música A paz, de Gilberto Gil, cantada divinamente por Zizi Possi. Lembrei porque amanhã vou para Canoa Quebrada, onde várias vezes, em cima do morro, vi o sol se pôr e cantava essa canção, mas veio repentinamente mesmo. Vou relembrar os velhos tempos com meu amigo Bruno.
2.Ainda estou triste pela perda de meu colega Rômulo. Ele merece uma carta aqui, no meu blog. Entretanto não é só essa notícia que é triste. Outras, ao mesmo tempo que me deixa triste, deixa-me, também, indignado. Uma moça de Natal teve o braço quebrado por um rapaz porque ela se recusou a beijá-lo. Espero que ele pegue pena máxima, se for condenado por lesão grave e fique 5 anos na cadeia. Esta semana, discuti com um aluno de 14 anos porque ele deu um chute numa menina. Não poderia ficar calado. Mas, bola pra frente, fim de semana chegando.

3.Eu vim
Vim parar na beira do cais
Onde a estrada chegou ao fim
Onde o fim da tarde é lilás
Onde o mar arrebenta em mim
O lamento de tantos "ais"

                          Gil

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Sou III


Sou o cinema novo- Sou revolucionário
Sou a bossa nova- Sou tranquilo e de andar desalinhado
Sou a jovem guarda- Sou espalhafatoso e dramático
Sou a mpb- Sou romântico e interiorano 
Sou rock in roll- Gosto de um rebolado.
Sou maracatu, frevo- Sou negro quente
Sou verde-amarelo
Sou pau-brasil
Sou  antropofágico
Sou índio selvagem.
Simplesmente sou.


terça-feira, 25 de outubro de 2011

Como num filme


Saio de casa para a universidade. Vou esperar carona perto da Cobal. No meio do caminho, sinto-me como um personagem de novela. Há até uma trilha sonora. A música vem a minha cabeça. Uma música melancólica, romântica. Percebo a câmera que vai do "long shot" ao "close up".
Em outras situações, percebo minha vida como um filme. Uma vez à mesa na hora do almoço ou jantar, não lembro. Senti a cena congelar. O tempo real e narrativo parou. Só a mente e os olhos funcionavam. Prescrutavam o porquê da existência, do lugar  e do momento. Por que nasci aqui? Pra que viver? Foi o acaso ou foi destino? Por que sou assim? Isso se passou na adolescência. A cena volta de repente, mas as respostas não vieram depois da estaticidade da cena.
Terminantemente, a vida não é um filme. Não há como entender a vida, só aceitar sua história de vida.. Concordo com Lya Luft, "Não tenho nenhuma receita, nenhum facilitador para se entender a vida: ela é confusão mesmo".

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Riscos e pesadelos

                                             
                                                                            Eu tive um sonho ruim e acordei chorando,
                                                                            por isso te liguei.(Cazuza)


Além de conviver com riscos constantes tais como: trânsito louco, fios sobre nossas cabeças, vírus e bactérias; temos, ainda, que enfrentar o desconhecido mundo da mente. Nela, temos um porão que desde a infância são guardadas lembranças, algumas nem imaginamos que existem, mas estão lá e a qualquer momento podem vir à tona. Pesadelos vem nos afligir. Ligar no meio da noite para alguém e quem tiver esse alguém é um privilegiado, quer seja um amigo(a) ou um amado(a). Aquele ou aquela que não vai dizer: "O que foi? Quem morreu? O que você quer me acordando?"
Ter alguém que nos proteja, mesmo que esteja do outro lado da linha é muito bom. Só a voz já nos acalma, nos alinha e nos reanima para enfrentar os dois mundos que nos rodeiam: o físico  e o espiritual. O medo vai embora e podemos dormir sossegados. Dormir com os anjos.


sábado, 22 de outubro de 2011

Margarida

Margarida se balançou fortemente para que o Beija-flor não encostasse nela. Caiu com caule e tudo para que  ele não provasse do néctar envenenado pela Amélia.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Folia

Folia. Frevo. Festa. Festança. Farra. Fanfarra. Farofada. Futebol. Festim. Família grande. Fãs. Fon fon. Fumaça e fogo. Fogos. Fortal. Férias. Feriado. Fantasia. Farme de Amoedo. Feira. Fuga. Forró.Folia.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Saltos ornamentais

Saltei apra a vida.
Trampolim que balança.
Infância, adolescência, vida adulta.
Não necessariamente nessa ordem.
A vida é desordem.

Peripécias no ar.
Caio n´água distraído.
Levanto novo em folha
assim como as flores da primavera.
Como foi bom ter caído!
                                 ***
Parabéns a todos os poetas pelo seu dia!

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

As mãos II

Muitos profissionais vivem da voz: professores, atores e cantores, por exemplo. Mas são as mãos, as responsáveis pela maioria das profissões. Sem essa parte do corpo, muitas ocupações não existiriam. O que seria da indústria e da tecnologia, da pintura, da escultura, da arquitetura e etc.
As mãos, também, são preciosas para acalentar o bebê, dar carinho, abraçar, apertar as mãos como forma de amizade, para falar com surdos-mudos e para dar prazer. Sem as mãos, as preliminares não existiriam , tão bom quanto o próprio ato sexual.
Infelizmente, as mãos, às vezes, são usadas para fatos ruins: assinar contratos que não favorecem a maioria da população; mãos que apredejam; que apontam o dedo sujo para o outro; que discriminam; e, enfim, que deveriam ser cortadas.
Diante disso, só nos resta, juntar as mãos e rezar. Para ficar são, também é bom juntar as mãos para a meditação. Juntar as mãos e viajar. Junte as mãos a de outro, ou a de outros. Mãos, sílaba final de irmãos.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Liber

 

Maria escutou a banda tocando. Vestiu seu melhor vestido, beijou a foto dos pais e irmãos e fugiu com o circo.