quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Como compreendo poesia

                                        (Imagem retirada do site http://gabrielrevlon.blogspot.com)

 
Algumas poesias perdi. Estão por aí em alguma agenda ou caderno velhos. As que já encontrei, estão postadas no  meu blog. Que bom que existe blog! Escrevo poemas desde adolescente. Não me considero poeta, mas um escrevinhador de poemas. Fazer poesia é muita responsabilidade. Deixo para os outros opinarem, se são ou não poesia.
A poesia sempre vem ao meu encontro. Encontro-a em qualquer lugar e a qualquer hora. Quando estou bêbado ela flui mais facilmente. A poesia nessas horas chega a doer. Acho que Fernando Pessoa disse isso. Não sei. Enfim, Para ler poesia tem que se estar desnudo,despir os outros e as coisas. Despir as metáforas, as palavras, o indizível. É pegar essas palavras, tocá-las, cheirá-las e aí sim, decifrá-las. Depois vem o gozo, a epifania, o encontro da alma consigo mesmo e o encontro com o mundo. É a vida.
                                                      
                                                                    ***
Três poetas que mantem blogs e que escrevem muito bem: Marcos Leite, mineiro; Leonardo Dutra, pernambucano e Francisco David, mossoroense.

3 comentários:

  1. A poesia também chega a mim, mas não em forma de palavras, Apesar de saber que ela não cabem nas palavras eu tento, sou muito teimoso, mas amo descrever poesias...

    ResponderExcluir
  2. Aproveito o literário para assim declinar poucas linhas, e dizer que:

    A poesia é mister, que tenha sempre um fim
    Fazer o poeta fugir, sentir e até mentir
    E quando for necessário que tire as roupas e a pele,
    Para em dor ou desalinho viver assim sozinho.

    http://dutra-poesiaemmovimento.blogspot.com/

    Um grande abraço,

    Leonardo Dutra

    ResponderExcluir
  3. Realmente, a poesia flui qdo esta bebendo uma dose de campari, em mim, ela vem de outra maneira, esse dom de declamar não tenho. Uma cena q nunca esqueço, vc lendo Linda Lucina, tenho duvida sobre o nome,em Canoa, na varanda de Lindinha, lembra??? viajei em suas palavras. Parabens!!!!!!!!!

    ResponderExcluir