sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Amor

Amor, filme de Michael Haneke, vai concorrer ao Oscar de melhor filme, melhor filme estrangeiro, melhor roteiro e melhor atriz para Emanuele Riva. O filme conta a história de Georges que enfrenta o derrame de sua esposa Anne( Emanuele Riva), colocando o amor dele à prova.
O filme começa já com a morte dela. Há um flash- black e o grande mistério do filme, para mim, é o que acntecerá com George depois da morte da mulher. Vou logo dizendo que é uma obra aberta, porém vou dar meu ponto de vista. Acontecerá com ele o mesmo que aconteceu à sua esposa. A velhice é a pior fase da vida. Essa história que após os 60 vivemos a melhor idade, é balela. 
Eles têm uma filha e dois netos. A filha é casada com um pianista e vive viajando com ele. Os netos, um de 14 está num internato; o outro de 26 anos vive sua própria vida, não mora com a mãe. A filha de Anne a visita vez em quando, mas George não quer ajuda, quer cuidar da esposa sozinho.
O filme todo é muito silencioso, mesmo com os diálogos intercalados, ora com o casal, ora com os pais e a filha. Silencioso assim como deve ser a morte. A morte deve ser tão silenciosa e sorrateira que deve causar uma grande dor, que leva ao destino final, não sabemos para onde.
A grande mensagem do filme é que a vida é ingrata. Não importa quantos filhos as pessoas tenham. Acabamos sempre sozinhos. Os europeus e asiáticos educam os filhos para serem independentes, mas os pais não merecem terminar como George e Anne. A filha sabe disso e o fim  filme nos comprova isso. Vai acontecer com ela o mesmo que aconteceu à seus pais. A vida é cíclica. Cabe a nós não pensar, se não nos suicidamos.
                                                       ***
Parece coincidência , mas morreu hoje Walmor Chagas aos 82 anos. A polícia suspeita de suicídio. Deve ter morrido sozinho no seu sítio. Lembrei de imediato do filme. Naõ sei se ele era casado, talvez não, mas o grande amor de sua vida com certeza foi o teatro, o cinema e a televisão. Se ele cometeu suicídio, também não sei. Se foi suicídio, esse ator tão talentoso não deve ter aguentado a dor da velhice. Que Deus o encontre em paz!

Um comentário:

  1. Caro,
    Bela opiniao, fiquei curioso em ve-lo. Um filme interessante, mas sua critica esteve brilhante, apesar do pessimismo.
    Um abraço

    ResponderExcluir