quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

O olhar machadiano

"Nem bonita nem feia, simpática". Assim Machado de Assis caracteriza algumas de suas personagens femininas como Conceição do conto A missa do galo; Severina, do conto Uns braços; Sinhá Rita ,do conto O caso da vara,  numa clara oposição às heroínas do Romantismo. Estas todas belas, de preferência loiras, magrinhas e quase sempre ricas. Se não fossem, ficariam.
Machado, por ser Realista, ironiza a beleza idealizada dos românticos. Suas personagens são sensuais, sedutoras, mesmo sem ser totalmente belas. Mas uma semelhança com as personagens masculinas é que elas também são infelizes. Machado lança um olhar pessimista em relação ao amor e ao casamento. São todos contraditórios e conflituosos, começando pela descrição física, mas é o que menos importa. Para Machado o que vai importar é o perfil psicológico dos burgueses do final do Sec. XIX. 
Leiam os dois contos, pois são tão bem escritos que acabamos nos apaixonando pelas duas personagens ou sentindo pena. Cabem a vocês decidirem. Entrem na arquitetura dos contos de Machado e percebam sua atualidade.

Um comentário: