“Professor, o que é lambreta?” A pergunta surgiu a partir da leitura da crônica, Uma velha contrabandista, de Stanislau Ponte Preta. Algumas palavras estão obsoletas ou é a falta de leitura dos alunos? Ler, eles leem, o que não se tem é o hábito de leitura principalmente do texto literário.
Lógico que a nova geração não sabe o que é fita VHS, mimeógrafo, fita cassete, LP, disco compacto, mas lambreta ainda existe nos filmes que se passam na Itália. Eles assistem a filmes que não seja de ação ou feitos em Hollywood? Tenho minhas dúvidas. Falta nos estudantes conhecimento de mundo, por isso, às vezes a dificuldade em entender textos. Esse conhecimento é tudo o que nós adquirimos ao longo da vida. O que trazemos de casa, da igreja, do convívio com amigos e familiares, das artes e da escola, ou seja, da cultura em geral. Tudo isso além de outros fatores ajuda e muito a compreensão do texto escrito. Cabe ao professor, mesmo o estudante não gostando, mostrar o texto literário e torná-lo prazeroso para o alunado.
Me lembro dessa crônica, é maravilhosa, lembrei da minha 8ª Série! Acho que tomei gosto por contos e crônicas depois dessa do grande Stanislaw
ResponderExcluir