quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Antíteses

1. Rio de Janeiro, cidade maravilhosa, beleza natural sem igual. De um lado bairros belissímos com sua praias e prédios magnifícos. Do outro lado morros com sua casinhas que mais parecem caixas de fósforo, apesar de tê-las achadas belas a noite. Pareciam uma árvore de natal iluminadas.

2. São Paulo com seus arranha-céus que assustam.Bairros com descendentes de italianos, outro de japoneses, sem contar com grande número de nordestinos, que por lá são chamados de paraíba ou do norte. Nada a ver. Nortista é nortista. Nordestino é nordestino. Sempre foi difícil para mim nas aulas de geografia separar o Rio de São Paulo. Achava que um era a extensão do outro ou virce-versa.Custou-me entender as quatro horas que as separam. Culpa da televisão e das telenovelas.

3.Mossoró cresce. Muitas universidades, prédios altos, bairros novos e favelas. Já são 38. Cresce mesmo, não é? Já ouviram falar nas favelas Cachorro Assado, Tranquilim? Eu  ouvi falar a pouco tempo. Talvez seja porque não leio as desgraças dos jornais, nem sites que cuidam de mortes e assassinatos, mas uma hora ou outra chegam aos nossos ouvidos. Não há como evitar. É melhor Mossoró desacelerar.


3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. É verão, Salvador está em Festa. Não sei porque mas tenho essa impressão quase todo o ano. As paisagens da cidade são lindíssimas, Desde as áreas nobres, turísticas, as favelas também. São partes visíveis e fazem parte da paisagem.
    É verão em Salvador, tenho a impressão de que as notícias de assassinatos e desgraças estão todos os dias nos jornais, principalmente nos sensacionalistas.
    É verão, é favela, é mansão, é rua, é caminho, é vida, é morte, é alegria,é gente, é festa o ano todo. É Salvador na Bahia!

    ResponderExcluir
  3. Triste pelo o que aconteceu com o Rio de Janeiro.
    São Paulo e as pessoas preconceituosas
    Mossoró, conheci um pouco daí!

    ResponderExcluir