domingo, 13 de novembro de 2011

Gerações

Acabo de saber que sou da geração X, segundo um conceito sociológico. São pessoas nascidas entre 1960 e 1980. Estas preferem conversar pessoalmente, embora também gostem das redes sociais, mas não fazem disso um fator primordial nem o principal de suas vidas.
A geração Y são os nascidos entre 1980 e 2000. Estes  preferem o celular ou o computador para conversar. É a geração da tecnologia. Conversar pessoalmente fica em segundo plano.
Os que nasceram a partir de 2000, minha primeira sobrinha é deste ano, são chamados de geração Z. O texto que li não fala deles, mas imagino que vão ser mais apegados à tecnologia, pois aprendem rápido demais a usar as novas tecnologias e sabem mais do que nós. 
Espero que não seja a geração solitária, nem percam totalmente o contato humano, nem sejam tão escravos de celular, por exemplo, que acordem de instante em instante para olhar o email pelo celular que deixa ligado a noite toda ou o MSN só para saber quais amigos ainda estão on line.

4 comentários:

  1. Essa dependência também me assusta. Sou Y e ao acordar a primeira coisa que faço é checar rede sociais, e-mail e blog pelo celular.
    Imagine como serão os "Z's"?!
    Abração.

    ResponderExcluir
  2. Como você sabe, a Sociologia é uma ciência humana passível de novas teorias para explicar a realidade mutante da sociedade. Não me contive com essa explicação generalista sobre as faixas etárias e a relação com a tecnologia. Faltou a questão da classe econômica,da etnia e talvez o gênero.
    Algumas pessoas não tem acesso a informática e telefone movel, como classifica-las ?
    Medir as pessoas e o tempo com relação a tecnologia colocaria a população do Japão há anos luz enquanto os países africanos na idade da pedra. CRUEL...
    Por que não medir em relação ao meio ambiental e sua preservação ?
    Se medirmos em relação a solidariedade, os povos eslavos ( Noruegueses, Finlandeses e Suecos) estão adiantados enquanto os paises capitalistas competitivos estão atrasados...

    sou um provocador, já disse um sociologo amigo meu, Aqui vai minha provocação: De uma geração eu sei que sou e que a letra você sabe é uma homenagem ao escritor francês. sou G de GENET. Geração marginal e poética. Fui...Gerações desperdiçadas.

    ResponderExcluir
  3. Bom saber, e gostei da provocação também...Segue algumas considerações...
    XYZ diz respeito as coordenadas...e nessa era 3D ..kkkk e 3G é um dos conceitos da velocidade de acesso à internet... Literalmente essa foto 3(três)Gerações ! E ainda bem que são os Minlandeses senão ficaria MSN kkkkkkk.

    ResponderExcluir
  4. Em tempo, postei esse foto no FeiciBuqui !

    ResponderExcluir