domingo, 26 de maio de 2013

A escola que nós temos

Os governantes deveriam ter vergonha de inaugurarem escolas. Elas são sempre pequenas, muitas delas não têm banheiro para professores. Recebem computadores, mas as "salas de informática" não comportam nem 20 alunos. Se for creche, então, são piores ainda, geralmente alugam residências e problemas de infrainstrutura vão se acumulando.
Além de tudo isso a violência, as drogas e rivalidades externas entre o alunado adentram os muros da escola. Alunos estão entrando armados, assassinatos ocorrendo dentro das salas e nós professores temos que cumprir outros papeis: de assistente social, psicólogos e psicopedagogos. Onde vamos parar não sei. Algo urgente é preciso que se faça. Mudanças no ECA(Estatuto da criança e do adolescente), principalmente nas sanções é inevitável. Políticas públicas que melhorem a educação, saúde e cultura, também são para ontem.
Recursos existem, mas são mal aplicados e mal gerenciados. Precisamos de mais transparência nos gastos dos governantes, mas não vejo luz no fim do túnel.

P.S. As balas perdidas já são constantes em Mossoró. Ontem morreu uma criança de 2 anos de idade, outras 2 pessoas ficaram feridas. Chove bala, salve-se quem puder e vamos brincar o São João na Estação das Artes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário